Memória e envelhecimento: o rastreio cognitivo na sinalização de sintomas | NeuroImprove Academy

Memória e envelhecimento: o rastreio cognitivo na sinalização de sintomas

Formador:
Drª. Elisa Afonso
Português

49,95

Garantia de 30 dias – devoluçāo do seu dinheiro se nāo ficar satisfeito(a)

O que irá aprender

Os mecanismos da memória e do esquecimento no envelhecimento normal e patológico
Realizar rastreios cognitivos com diversos instrumentos
Elaborar relatórios com os resultados dos instrumentos administrados
Estratégias de intervenção na memória: treino e reabilitação
Para:
Profissionais de Saúde Mental
Nível:
Intermédio
Duração:
4 horas
Certificado:
Incluído

Descrição do Curso:

A memória assume particular importância no nosso quotidiano, sendo responsável pela recordação de factos e a realização de inúmeras tarefas. Podemos dizer que a vida é composta por um conjunto infindável de memórias, de diferentes tipos e que confere, em primeira instância, a identidade ao indivíduo. Á medida que envelhecemos, esta pode sofrer algum declínio e lentificação. Nos processos patológicos, assiste-se a alterações mnésicas que acabam por interferir em intensidade e frequência na vida do indivíduo, sendo, por isso conveniente prevenir o seu declínio e estimular estas funções. É nesse sentido que o rastreio cognitivo se torna de importância especial, permitindo perceber quais as áreas ainda preservadas e as mais afetadas, de forma a que haja posterior encaminhamento e estimulação adequada a cada caso.

Pré-Requisitos

psicólogos, Alunos dos anos finais de psicologia

Psicóloga Clínica

A Dra. Elisa Afonso é Psicóloga, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicogerontologia.
Possui duas pós-graduações, uma em avaliação e intervenção com crianças e adolescentes e outra em Psicogeriatria.  Adquiriu o Certificado Europeu em Psicologia (EUROPSY) em 2019.  Neste momento, desempenha funções de psicóloga clínica na Psicovez e na NeuroImprove Clinic, onde trabalha com crianças, adolescentes e adultos. Tem ainda desenvolvido workshops,
webinars e conferências na área do envelhecimento e gravidez e parentalidade.

Ver o perfil completo

As Opiniões dos Nossos Alunos

4,0 rating
05/03/2021

Gostei do curso, no entanto, julguei que alguns aspetos fossem ser mais aprofundados e não apenas revistos superficialmente, nomeadamente ao nível da exploração da redação de relatórios. No entanto, serviu para despertar o interesse para, de forma autodidata, agora proceder à exploração dos mesmos.

Iolanda Fernandes
5,0 rating
03/08/2020

Gostei muito da formação! Permitiu-me rever e adquirir conhecimentos importantes nos domínios da memória e envelhecimento e contactar com perspetivas e materiais atuais sobre estas matérias.

Patrícia Dias

Testemunhos

  • Gostei do curso, no entanto, julguei que alguns aspetos fossem ser mais aprofundados e não apenas revistos superficialmente, nomeadamente ao nível da exploração da redação de relatórios. No entanto, serviu para despertar o interesse para, de forma autodidata, agora proceder à exploração dos mesmos.

    Iolanda Fernandes

  • Gostei muito da formação! Permitiu-me rever e adquirir conhecimentos importantes nos domínios da memória e envelhecimento e contactar com perspetivas e materiais atuais sobre estas matérias.

    Patrícia Dias

preloader