Drª. Sónia Mendes
Psicóloga Educacional

Drª. Sónia Mendes
Psicóloga Educacional

sobre mim



Terminei o secundário sem certeza do que queria.. mas psicologia foi a única opção (se calhar já tinha a certeza!)! Talvez porque a minha forma de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei”, estava na possibilidade de compreender melhor o ser humano, e de ajudar cada pessoa a ser mais e melhor!
Foi nas crianças e adolescentes que descobri este sentimento mágico, de ver as transformações, ver essas crianças a acreditarem em si, e a descobrirem que (apesar das dificuldades que demonstravam) têm um potencial incrível! E que elas “também podem” e “também são capazes…”.
Comecei em 2011 pelos mais pequeninos (até aos 6 anos de idade), com a intervenção precoce na infância, com equipas transdisciplinares onde aprendi e cresci imenso! Até que aos poucos, fui transportando a minha paixão para o contexto privado, onde podia ajudar outras crianças.
O interesse pelos ambientes académicos manteve-se, e assim, desde 2017, para além das consultas em clínicas, tenho trabalhado também em agrupamentos de escolas, onde consigo intervir com um número mais alargado de crianças e jovens.
Foi este percurso de paixão, trabalho e formação (que fui fazendo ao longo dos anos), que me levou a um reconhecimento pela Ordem dos Psicólogos Portugueses de Psicóloga Especialista em Educação e Especialista em Intervenção Precoce.
Percurso Académico
- Pós-graduação em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Intervenção, pelo Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências (2014)
- Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica: do diagnóstico ao tratamento, pelo Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências (2014)
- Pós-graduação em Gestão das Organizações Sociais pela Universidade Lusíada (2012)
- Mestrado Integrado em Psicologia pela Universidade do Minho, Braga (2010)
Percurso Profissional
- Psicóloga Escolar: Agrupamento de Escolas padre Benjamin Salgado, Vila Nova de Famalicão (2019-atual)
- Psicóloga: NeuroImprove Clinic (2017 – Atual)
- Psicóloga Educacional: Essência, Vila Nova de Famalicão (2016-atual)
- Formadora nas áreas do desenvolvimento infantil, psicologia escolar, inteligência emocional (2011 – atual)
- Psicóloga Escolar: Agrupamento de Escolas de Trigal Santa Maria, Braga (2017-2018)
- Psicóloga Educacional: Life Print, Braga (2016-2018)
- Psicóloga e Diretora Técnica de Creche, Vila Nova de Famalicão (2015-2016)
- Psicóloga e Intervencionista precoce, Braga (2011-2016)
Outras Certificações:
- Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) Certificado nº EDF 555897/2010 DN, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (2010)
- Avaliação Psicológica de Crianças e Jovens, ForAll (2010)
- Competências de Intervenção na Infância e na Adolescência, ForAll (2010)
- Avaliação da Criança na Intervenção Precoce, ANIP (2011)
- Curso Intensivo de Desenvolvimento, ANIP (2012)
- Módulo Doutoramento Estudos da Criança “Práticas Centradas na Família”, Universidade do Minho (2012)
- O bebé e as suas emoções: Intervir pelo toque, ForAll (2012)
- Curso Breve de Avaliação Neuropsicológica da Criança, Ginásio da Educação Da Vinci (2013)
- Curso Prático de Avaliação e Intervenção Neuropsicológica nas NEE, Instituto CRIAP (2014)
- Conferência Dislexia em debate: tendências nacionais e internacionais, Universidade do Minho (2014)
- Perturbações em Pediatria do Neurodesenvolvimento, Centro Hospitalar de Lisboa (2015)
- Promoção da autoeficácia da família: o poder do PIIP, universidade do Minho (2015)
- Passo a Passo preparando o futuro: Desenvolvimento sensóriomotor, APCB (2016)
- Dislexia: avaliação e intervenção, NeuroAtive (2020)
- Os Relatórios de Avaliação Psicológica, ordem dos Psicólogos Portugueses (2020)
Comunicação oral
- “Cuidar dos Cuidadores a Norte: Perspetivas Futuras”, comunicação oral apresentada no Congresso Nacional encontros e Desencontros na Paralisia Cerebral (2014).
- Cruz, M., Dias, L., Mendes, S., Ferreira, B., Carvalho, J., Milhazes, P., Junqueira, M.J., & Araújo, S. (2012). Family Centered Practices in ELI Braga Saudável: An Exploratory Case Study”. Poster apresentado no 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference, Universidade do Minho (2012).
- Mendes, S. & Rosário, P. (2010). Inventário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem para alunos do 1.º CEB: Construção e Validação. Póster apresentado no I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo, Universidade do Minho (2010).
Terminei o secundário sem certeza do que queria.. mas psicologia foi a única opção (se calhar já tinha a certeza!)! Talvez porque a minha forma de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei”, estava na possibilidade de compreender melhor o ser humano, e de ajudar cada pessoa a ser mais e melhor!
Foi nas crianças e adolescentes que descobri este sentimento mágico, de ver as transformações, ver essas crianças a acreditarem em si, e a descobrirem que (apesar das dificuldades que demonstravam) têm um potencial incrível! E que elas “também podem” e “também são capazes…”.
Comecei em 2011 pelos mais pequeninos (até aos 6 anos de idade), com a intervenção precoce na infância, com equipas transdisciplinares onde aprendi e cresci imenso! Até que aos poucos, fui transportando a minha paixão para o contexto privado, onde podia ajudar outras crianças.
O interesse pelos ambientes académicos manteve-se, e assim, desde 2017, para além das consultas em clínicas, tenho trabalhado também em agrupamentos de escolas, onde consigo intervir com um número mais alargado de crianças e jovens.
Foi este percurso de paixão, trabalho e formação (que fui fazendo ao longo dos anos), que me levou a um reconhecimento pela Ordem dos Psicólogos Portugueses de Psicóloga Especialista em Educação e Especialista em Intervenção Precoce.
Percurso Académico
- Pós-graduação em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Intervenção, pelo Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências (2014)
- Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica: do diagnóstico ao tratamento, pelo Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências (2014)
- Pós-graduação em Gestão das Organizações Sociais pela Universidade Lusíada (2012)
- Mestrado Integrado em Psicologia pela Universidade do Minho, Braga (2010)
Percurso Profissional
- Psicóloga Escolar: Agrupamento de Escolas padre Benjamin Salgado, Vila Nova de Famalicão (2019-atual)
- Psicóloga: NeuroImprove Clinic (2017 – Atual)
- Psicóloga Educacional: Essência, Vila Nova de Famalicão (2016-atual)
- Formadora nas áreas do desenvolvimento infantil, psicologia escolar, inteligência emocional (2011 – atual)
- Psicóloga Escolar: Agrupamento de Escolas de Trigal Santa Maria, Braga (2017-2018)
- Psicóloga Educacional: Life Print, Braga (2016-2018)
- Psicóloga e Diretora Técnica de Creche, Vila Nova de Famalicão (2015-2016)
- Psicóloga e Intervencionista precoce, Braga (2011-2016)
Outras Certificações:
- Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) Certificado nº EDF 555897/2010 DN, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (2010)
- Avaliação Psicológica de Crianças e Jovens, ForAll (2010)
- Competências de Intervenção na Infância e na Adolescência, ForAll (2010)
- Avaliação da Criança na Intervenção Precoce, ANIP (2011)
- Curso Intensivo de Desenvolvimento, ANIP (2012)
- Módulo Doutoramento Estudos da Criança “Práticas Centradas na Família”, Universidade do Minho (2012)
- O bebé e as suas emoções: Intervir pelo toque, ForAll (2012)
- Curso Breve de Avaliação Neuropsicológica da Criança, Ginásio da Educação Da Vinci (2013)
- Curso Prático de Avaliação e Intervenção Neuropsicológica nas NEE, Instituto CRIAP (2014)
- Conferência Dislexia em debate: tendências nacionais e internacionais, Universidade do Minho (2014)
- Perturbações em Pediatria do Neurodesenvolvimento, Centro Hospitalar de Lisboa (2015)
- Promoção da autoeficácia da família: o poder do PIIP, universidade do Minho (2015)
- Passo a Passo preparando o futuro: Desenvolvimento sensóriomotor, APCB (2016)
- Dislexia: avaliação e intervenção, NeuroAtive (2020)
- Os Relatórios de Avaliação Psicológica, ordem dos Psicólogos Portugueses (2020)
Comunicação oral
- “Cuidar dos Cuidadores a Norte: Perspetivas Futuras”, comunicação oral apresentada no Congresso Nacional encontros e Desencontros na Paralisia Cerebral (2014).
- Cruz, M., Dias, L., Mendes, S., Ferreira, B., Carvalho, J., Milhazes, P., Junqueira, M.J., & Araújo, S. (2012). Family Centered Practices in ELI Braga Saudável: An Exploratory Case Study”. Poster apresentado no 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference, Universidade do Minho (2012).
- Mendes, S. & Rosário, P. (2010). Inventário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem para alunos do 1.º CEB: Construção e Validação. Póster apresentado no I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo, Universidade do Minho (2010).


